21 de janeiro de 2014

Resenha: Como eu era antes de você

Título: Como eu era antes de você
Autora: Jojo Moyes
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Avaliação: 

Esse me prendeu ligada aos personagens e a história do começo ao fim. Enquanto não terminei a leitura eu não larguei o livro por nada, e foi impossível não chorar com esse lindo romance. Will é amor, é determinado, e ele deixou uma sementinha plantada dentro do meu coração através do livro. Um livro que me fez pensar mais sobre a vida e sobre como a gente leva ela de um jeito tão limitado quando não temos impedimentos

Após Louisa Clark perder o emprego no Café que tanto adorava ela se vê perdida e sem expectativas para arrumar um novo trabalho, durante semanas ela vai ao Centro de Trabalho e tenta recomeçar em novos ambientes, mas devido a sua pouca qualificação e condições péssimas de trabalho ela não consegue se manter em nenhum emprego por muito tempo. Quando lhe oferecerem uma vaga de cuidadora de um tetraplégico em princípio ela renuncia, mas ao saber mais detalhes sobre o que deveria fazer topou ir na entrevista e foi contratada para cuidar do jovem Will Traynor.

A adaptação de Lou ao serviço é um pouco complexa, pois ela não sabia todos os cuidados que deveria ter para manter Will bem e evitar infecções, mas ela foi pegando o jeito. A princípio achava que o rapaz não gostava da sua presença, pois ele sempre tinha uma piada e um comentário ácido para fazer quando ela perguntava alguma coisa a ele. Logo percebeu que ele era um homem difícil de lidar, e aos poucos foi descobrindo como realmente ele se sentia na cadeira de rodas, como ele era antes do acidente, daquilo que sentia mais falta e o seu plano mais trágico de todos.



Will tem 35 anos, é rico e mal-humorado, mas no fundo ele é uma pessoa sensível. Antes de sofrer o acidente que o levou a cadeira de rodas ele tinha vivia fazendo as maiores aventuras fosse esquiando, saltando de paraquedas, o importante era que ele era livre para realizar todos os seus desejos e sonhos, porém o atropelamento mudou toda sua vida, trouxe amargura ao coração, infecções frequentes e um novo homem totalmente dependente de seus cuidadores para sempre. Ele ficou deprimido, e muito ranzinza após constatar que não voltaria a andar, perdera todos os seus planos e passou a viver confinado no anexo construído especialmente para ele, perdeu o gosto de sair, pois lhe incomodava o modo como as pessoas o olhavam. O contato com as pessoas era restringido, havia dias que não dizia uma só palavra, outros em que estava mais disposto a conversar. Quem foi responsável por fazer uma grande mudança na vida de Will foi Louisa, ou como ele preferia chamar Clark, em algumas raras vezes ele usava o nome principal da jovem.

Quem deu a ideia para Lou procurar atividades divertidas para levar o Will e trazer alegria pra vida dele foi Treena, irmã dela. Entretanto Treena que pretendia ajudar a irmã nessa busca acabou não ajudando, pois as duas viviam brigando e discutindo por tudo. Eu não gostei de Treena, por que ela sempre se colocou em primeiro lugar em tudo, é mimada, obriga Lou a ter um quarto minusculo, enfim ela não me agradou por ser fútil.

Enquanto Lou se vê sozinha para descobrir as informações que precisa para ajudar Will, já que sua irmã não ajudava, ela descobriu um chat para tetraplégicos que foi sua fonte de apoio e informação para descobrir um universo novo onde não haviam quase limites para um rapaz preso em uma cadeira de rodas, ele apenas precisava acreditar que era possível.

A relação dos dois é construída sobre um fio de aço muito fino, pois eles vivem trocando farpas. Enquanto Lou se sente determinada a buscar todas as formas possíveis de leva-lo a lugares diferentes, planeja viagens, passeios e faz de tudo para que ele descubra o prazer da vida novamente, Will a incentiva a ler coisas diferentes do que esta habituada e a crítica por que não possuí nenhum objetivo na vida. Conforme o tempo vai passando Lou consegue se divertir e aprender bastante com Will e os debates que faziam sobre livros, jornal, ou algum filme que viram juntos, isso os torna cada vez mais próximos. Enquanto isso Lou começou a conquistar a confiança dele e levar o rapaz para alguns passeios, de inicio frustrados por falta de planejamento e experiência da moça em sair com um tetraplégico, e conforme vai errando ela aprende a fazer as coisas certas para aproveitar novos momentos com Will e fazê-lo se divertir como ele jamais pensou fazer na sua atual condição. As partes que me deixavam desesperada durante todo o livro é quando Will ficava doente, eu estava presa a ele, apaixonada pelo personagem mais "reclamão" de todos, para mim desde os primeiros capítulos Will é amor, é sentimento, é incorrigível.

O elo que o casal cria é incrível, eu poderia passar um ano enumerando como me emocionei com eles no casamento, na orquestra e em tantos outros momentos maravilhosos que esse livro repleto de amor me trouxe que não caberia nesse post. Eu recomendo a história para todos aqueles dispostos a mergulhar em um romance de te deixar com lágrimas e saudades eternas dos personagens, que eu tenho certeza que ainda me encontrarei muitas vezes em releituras dessa história. É um romance que me fez chorar e que sempre levarei no meu coração.
Posts relacionados



Comente via Facebook

2 comentários:

  1. Esse livro é simplesmente PERFEITO! Fico até sem palavras pra falar do quanto me apaixonei por essa história!!!!! Adorei sua resenha, flor. Beijos

    http://umlivroesuashistorias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Fe, eu amei esse livro, foi mais que perfeito. Guardarei esses personagens com todo carinho dentro de meu coração. :)

      Excluir