19 de abril de 2018

Leio por que gosto!

Estava refletindo sobre como é meu estilo de leitura e os motivos que me levaram a ler, por que nem sempre fui uma leitora voraz, quando adolescente lia basicamente os livros da escola e na sétima/oitava série fugi a essa regra quando ia durante o recreio para a biblioteca ler Pedro Bandeira. Ali, naquele momento, já estava surgindo uma pequena leitora que viria a se desenvolver mais tarde. Conforme cresci continuei gostando de ler, fossem clássicos ou livros contemporâneos, claro que nem sempre gostando de todos, mas me esforçando para compreender o que cada livro poderia me trazer de conhecimento. Também fui apurando meu gosto em temas que me agradam, assuntos relevantes como feminismo, depressão, ansiedade, amor próprio, padrões estéticos, entre outros temas que desejo abordar futuramente aqui no blog.

Meu hábito de leitura foi crescendo conforme eu entrei para faculdade, de letras, e por tabela muitos textos teóricos e livros clássicos me foram apresentados ou reapresentados nas disciplinas que eu cursava. Lia por estudo,e lia por prazer, e por prazer eu comecei minha coleção com Charlotte Street e me encantei com Londres, com a jornada do protagonista em uma viagem excepcional para encontrar a garota da câmera descartável, e agora estou nostálgica com essa história, pois faz algum tempo que não revisito às páginas desse livro fantástico que me impulsionou a procurar mais livros.

Nessa época estouravam os livros eróticos e eu descobri E.L. James e Sylvia Day, a segunda eu tive oportunidade de ir a duas sessões de autógrafos e foi muito simpática com os leitores, foi incrível conhecer a autora e poder conversar alguns minutos com ela sobre os livros. Foi a descoberta de um gênero novo que chegou quebrando tabus e preconceitos literários com o pé na porta, e até hoje gosto de ler romances do estilo, mas no momento não tenho lido tanto como no começo. Também encontrei-me com outro tipo de romance que foram as narrativas de Nicholas Sparks, que apesar de sempre ter algum fator triste ou morte, possui uma linda mensagem de amor e sacrifício na sua narrativa, e ele não poderia faltar na minha lista de leituras iniciais, quando me refiro aos primeiros livros que comprei sem ninguém me obrigar.

Entrei num caminho sem volta após as primeiras buscas na internet e a descoberta das promoções online, meu meio favorito de compra, quanto maior o desconto melhor, até por que não tenho condições de gastar rios de dinheiro em livros, por mais que as vezes tenha essa vontade tenho de me ater a realidade dos fatos. Mergulhei de cabeça em romances, distopias, fantasias, suspenses, romances históricos, clássicos da literatura nacional, crônicas, fantasias, chick-lit, Young adult, new adult e tantos outros gêneros que me trouxeram histórias emocionantes, cativantes, envolventes, e novas descobertas literárias. 

Outro universo que também conheci por meio dos livros foi o dos eventos literários, esses abriram meu leque de discussão e de leituras, me ajudaram a rever conceitos e quebrar paradigmas, aprendi também a sair da zona de conforto e me desafiar enquanto leitora a ler livros que antes eu só não leria como não teria tido a oportunidade de conhecer se não fosse a troca nos eventos, e a troca entre amigos que esses eventos me trouxeram. Ou seja a literatura acrescentou mais movimento, cor, e pensamentos a minha existência junto a pessoas que possuem gostos similares ou opostos, mas que respeitam umas as outras nas opiniões diversas.

Sendo levada para Zyrk ... Tchau pessoal :P


Eu enquanto leitora, no passar dos últimos anos, tenho buscado mais conhecimento e aprendizado enquanto leio. Estou começando a mergulhar em áreas diferentes e novas da literatura e estou com o frio na barriga quanto a isso, em breve darei mais detalhes aqui na página, mas meu pressentimento é de que será muito benéfico para o meu crescimento pessoal e arrisco dizer que até profissional. Sinto que tenho muitas mensagens não só como leitora a passar e trocar com os leitores aqui do blog e não estava dedicando-me a isso com carinho, e está na hora de fazer isso. Aprendi muito com a leitura e quero compartilhar ainda mais conteúdo e ideias nesse meu espaço, e para isso vou me dedicar a me aprofundar em certos temas para trazer novos diálogos ao blog. Continuarei lendo por prazer, continuarei lendo meus romances açucarados e me divertindo com meus chick-lits, mas o universo literário é tão vasto que eu quero explorá-lo da melhor forma possível.

A minha meta para esse ano não é ler o máximo de livros que eu puder no menor tempo, até por que eu não curto esse tipo de atividades a longo prazo, por que fica cansativo e eu não aproveito o livro como gostaria. Nesse ano já foram sete livros lidos e aproveitando ao máximo a experiência que cada livro me trouxe, descobri que gosto de romance policial e estou com vontade de procurar novos livros do gênero para desvendar, graças ao livro Melodia Mortal, de Pedro bandeira. Caminhei pelo passado de Goiás e a vida no campo de forma poética com Cora Coralina, encontrei em Lugares Incríveis histórias sobre depressão e superação em personagens impactantes, e navegarei ainda por outros livros e caminhos que a literatura me trará. Concluindo, quero fazer minhas leituras com calma e tranquilidade, sentindo cada virada de página seja como um furação, seja como uma brisa doce e suave, quero me conectar cada vez mais com aquilo que estou lendo e ler por que é o que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre.
Posts relacionados



Comente via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário